Dia dos Voluntários 2019

Quando você participa, tudo muda. Principalmente você!

Dúvidas Frequentes (F.A.Q)

Para participar procure uma instituição do seu interesse filtrando pela localização.

Orientações específicas por instituição

Nenhuma instituição selecionada.

Perguntas Frequentes

Será fornecida alimentação no local?

Sim, o cardápio foi estipulado pela instituição e pelo comitê. Em caso de restrição alimentar, recomendamos que leve seu lanche.

Algumas atividades precisam de ferramentas específicas, elas serão fornecidas no dia do evento?

Sim, serão fornecidas para as atividades que necessitam de EPIS e EPI's (Óculos, máscaras, luvas, toucas ou bonés p/cabelos).

Em caso de acidente com algum voluntário, criança ou participante do evento, como devo proceder?

Em caso de acidente, procure imediatamente o líder da atividade identificado pela braçadeira azul ou membro do comitê, com camiseta púrpura, que eles tomarão as devidas providências.

Posso tirar fotos ou filmar durante o evento?

Sim. Você poderá registrar esse momento tão especial e também postar nas redes sociais, compartilhando com a #souvoluntarioftv.
Fique atento: lembre-se de que celular e câmera fotográfica são itens pessoais e, caso decida levar, terá que carregar com você o tempo todo.

Como saberei onde será minha atividade e para onde devo ir, quando eu chegar?

Se informe na chapelaria ou procure o líder, que estará identificado com uma braçadeira azul.

Que tipo de roupa devo usar?

Dê preferência para roupas leves e confortáveis. Você ganhará uma camiseta que precisa ser usada para a sua identificação. Opte por sapatos confortáveis ou tênis.

O que preciso lembrar no dia?

Evite grandes volumes. Recomendamos que leve filtro solar, documento pessoal, carteira do convênio médico, remédio que necessite e seu celular para registrar os momentos de emoção. Não é necessária a identidade funcional.

Receberei algum kit do evento?

Sim. O kit irá conter tudo o que for necessário para a execução da sua atividade.

No final do evento, posso presentear alguém da Instituição ou preciso devolver o kit?

Esse kit é um presente para você e poderá ser utilizado em outras ações do Programa de Voluntariado. Recomendamos que não seja feita nenhuma doação para as pessoas no local, pois quem não o receber, pode se sentir desprestigiado(a).

Minha presença será registrada?

Sim. Sua presença será registrada na chegada e é muito importante que você garanta isso. Em caso de dúvidas, procure o líder da sua atividade.

Tenho que ficar o dia todo no local?

Sim. Lembre-se de que seu compromisso é para o dia todo. Caso haja algum imprevisto que o impossibilite de cumprir a carga horária, procure o líder de sua atividade.

Saberei mais detalhes antes do evento?

Sim. Após a sua inscrição no Dia dos Voluntários, você será comunicado pelo comitê da sua cidade.

Se eu estiver grávida, posso participar?

Sim, desde que se inscreva para uma atividade leve, e que seu médico esteja de acordo. Entre em contato com o comitê de sua cidade.

Onde é realizado o voluntariado digital?

Você poderá realizar missões de seu local de trabalho pelo Game do Bem ou por ações digitais específicas. Entre em contato com o comitê de sua cidade.

Caso o colaborador esteja escalado para folga no Dia dos Voluntários e se inscreva para alguma ação, sua presença será lançada como dia trabalhado? Qual a orientação? 

Caso o colaborador esteja de folga no dia do evento, poderá participar voluntariamente. Portanto, não será lançado dia de trabalho.

Aprendizes podem participar da ação? 

Claro, aprendizes também fazem parte do time de colaboradores e podem participar do Dia dos Voluntários. Porém, sabemos das limitações relativas ao número de horas, então fica a critério do aprendiz, após conversar com o gestor.

Colaboradores em férias ou afastados podem participar das ações do Dia dos Voluntários? 

Sim, todos os colaboradores podem participar, pois o evento é uma ação voluntária.

Os colaboradores que participarem de atividades presenciais no Dia dos Voluntários terão jornada de trabalho lançada no ponto? 

Sim, será lançada como Serviço Externo.

Como será a dinâmica para convidar amigos e familiares para participarem do DVT 2018?

As inscrições para os colaboradores abrem dia 19/09/2018. Uma semana depois o sistema libera um botão "Convide um amigo", na sessão de atividades de cada instituição. O colaborador que tiver interesse em levar um convidado deve clicar no botão e colocar o e-mail do convidado. O convidado após receber o e-mail precisa fazer um cadastro e escolher a atividade que deseja participar. Caso o convidado não escolha sua vaga rápido, pode perder a vaga para outra pessoa. Portanto sinalize para seu convidado que o mesmo precisa fazer rapidamente seu cadastro e inscrição na atividade que deseja. Caso não haja vagas disponíveis o convite perde a validade e o convidado não pode escolher outra instituição. O convite só é válido para a instituição que o colaborador que convidou escolheu. Além disso, o convite é válido apenas para um amigo ou familiar por colaborador e, também, para maiores de 18 anos.

Como será o cadastro de colaboradores de Loja, Call Center e Técnicos?

O cadastro será normal, porém a participação fica pendente de aprovação do gestor imediato. O cadastro estará disponível até 11/10/2018. Caso seja um colaborador e esteja com o cadastro pendente de aprovação, entre em contato com o seu gestor ou o comitê de voluntariado da sua região, para que o mesmo possa ser avaliado mais rapidamente.